Close

Áreas de Atuação

1 de março de 2021

Projetos e Serviços para Postos e Atividades com manipulação de Óleo

Projetos e Serviços para Postos e Atividades com manipulação de Óleo

Projeto básico para postos

Especifica equipamentos e sistemas de monitoramento, proteção, sistema de detecção de vazamento, sistemas de drenagem, tanques de armazenamento de derivados de petróleo e de outros combustíveis para fins automotivos e sistemas acessórios de acordo com as Normas ABNT. Resolução Conama 273/00.

Projeto de Sistema de Drenagem Oleosa – SDO

Especifica, calcula e detalha o sistema de drenagem oleosa necessário para captação e tratamento de efluentes de áreas onde ocorrem manipulação de óleo ou combustíveis conforme NBR ABNT 14605. Geralmente se aplica e é exigido para postos de combustíveis, retíficas, concessionárias de veículos, lojas de troca de óleo, oficinas, revenda de pneus, serviços de manutenção, entre outras.

Plano de ações de Emergências / Plano de resposta a Incidentes com Análise Preliminar de Riscos (PAE/PRI/APR)

Define os riscos existentes e os procedimentos a serem adotados em situação de emergências. 

Plano de manutenção de equipamentos e programa de treinamento de pessoal

Geralmente apresentados juntos, o primeiro descreve os procedimentos de inspeção, verificação e manutenção periódica nas instalações do posto. O segundo apresenta o treinamento em operação, atendimento e outros detalhes referentes ao posto. (Resolução Conama 273/00) 

Investigação de passivo ambiental

Consiste na investigação realizada na área de um empreendimento por meio de sondagens, coletas e análises químicas de amostras de solo e, se existir, de águas subterrânea de acordo com termo de referência do IMA. As amostras são analisadas em laboratório credenciado e emitidos os respectivos laudos que compõem o relatório de Investigação de passivo ambiental com a descrição de todo procedimento realizado e conclusão. (Resolução Conama 273/00) 

Caracterização hidrogeológica e geológica do terreno

Com definição do sentido de fluxo das águas subterrâneas, identificação das áreas de recarga, localização de poços de captação destinados ao abastecimento do terreno da região onde se insere o empreendimento com análise de solo, contemplando a permeabilidade do solo e o potencial de corrosão; (Resolução Conama 273/00) 

Projetos em atendimento a NR 20

Projetos em atendimento a Norma Regulamentadora Nº 20 – NR 20. Prontuário de instalação previsto na norma. 

Estudo de corrosividade do solo

Sondagem e coleta de amostras de solo da área de tanques do posto para análise dos parâmetro de corrosividade de solo: pH, potencial redox e condutividade elétrica de acordo com exigência do IMA/AL.

Coleta de Resíduos contaminados por hidrocarbonetos

Serviço de coleta e gerenciamento de resíduos sólidos contaminados por hidrocarbonetos. 

Geralmente resíduos produzidos em postos de combustíveis, retíficas, concessionárias de veículos, lojas de troca de óleo, oficinas, revenda de pneus, serviços de manutenção principalmente gerados nos serviços de troca de óleo automotivo. Exigido pela lei federal 12305/10 e lei estadual 6787. 

Serviços de limpeza de Caixa Separadora de Água e Óleo

Serviço de limpeza e coleta de resíduos acumulados na caixa separadora de água e óleo de postos de combustíveis, retíficas, concessionárias de veículos, lojas de troca de óleo, oficinas, revenda de pneus, serviços de manutenção, entre outras. Exigência da condicionante da licença de operação conforme a lei federal 12305/10 e lei estadual 6787.

Serviços de instalação e manutenção de Caixa Separadora de Água e Óleo

Serviço de instalação de caixa separadora de água e óleo adquirida pelo cliente por indicação ou por conta própria como a manutenção por substituição de placas coalescentes, dutos entre outros. A instalação da caixa é exigida em de postos de combustíveis, retíficas, concessionárias de veículos, lojas de troca de óleo, oficinas, revenda de pneus, serviços e áreas de manutenção, lava a jato, entre outras. Exigência da condicionante da licença de operação conforme a lei federal 12305/10 e lei estadual 6787.

Instalação, manutenção e limpeza de canaletas

A instalação, limpeza e correta manutenção de canaletas ao redor de áreas que movimentam óleo ou combustíveis é uma exigência prevista nas condicionantes da licença de operação do IMA. Essa canaleta direciona os possíveis efluentes gerados na área para a Caixa Separadora de Água e Óleo. O não atendimento acarreta multas.

A instalação de canaletas é comum em de postos de combustíveis, retíficas, concessionárias de veículos, lojas de troca de óleo, oficinas, revenda de pneus, serviços e áreas de manutenção, lava a jato, entre outros.

Instalação, manutenção e construção de pisos impermeáveis

A instalação, limpeza e correta manutenção de piso concretado em áreas que movimentam óleo ou combustíveis é uma exigência prevista nas condicionantes da licença de operação do IMA. O não atendimento acarreta multas

A instalação de piso concretado é comum em de postos de combustíveis, retíficas, concessionárias de veículos, lojas de troca de óleo, oficinas, revenda de pneus, serviços e áreas de manutenção, lava a jato, entre outros.

Teste de estanqueidade eletrônico

Ensaio volumétrico e não volumétrico para verificar existências de vazamentos em Sistemas de Armazenamento Subterrâneo de Combustíveis SASC de acordo com NBR ABNT 13784. Serviço certificado pela portaria 259 INMETRO e exigido na condicionante da licença de operação conforme Resolução CONAMA 273.

Equipe de Pronto Atendimento a Emergência 24 horas

Serviço que atende emergências no posto no caso de derramamentos ou vazamentos superficiais na área de abastecimento no posto. Exigência da condicionante da licença de operação conforme Resolução CONAMA 273 e portaria IMA 130/19.

Limpeza de tanques

Serviço de limpeza de tanques de armazenamento de combustíveis com a remoção de borras e resíduos sólidos que com o tempo se depositam no fundo dos tanques podendo ocasionar não conformidades nas especificações dos combustíveis ocasionando multas e interdição conforme portarias da Agência Nacional do Petróleo ANP.

Manutenção e instalação de equipamentos

Instalação e manutenção de equipamentos como filtros de diesel, tanques, linhas de combustíveis, bicos de bombas, tubos flexíveis, ponteiras, entre outros.

Limpeza das câmaras de contenção spill containers (sump de descarga), sump de tanque, sump de bombas

Limpeza e manutenção dos sumps dos equipamentos do posto, removendo sujeiras, líquidos e realizando a devida manutenção quando necessária. A inspeção diária e manutenção da limpeza e estrutura das câmaras é uma exigência da condicionante da licença de operação emitida pelo IMA.

Manutenção preventiva de flange dos tanques de combustível

A manutenção preventiva garante a integridade do flange de 42” seus componentes e parafusos com a devida limpeza e lubrificação o que previne danos a estrutura dos tanques durante atividades que requeiram intervenção nos tanques como limpeza e outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *